Author Topic: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.  (Read 47440 times)

Offline AVCampos

• Sócio
  • Hero Member
  • *
  • Gatos e robots NÃO combinam bem
    • TechnicBRICKs
Mas vejamos no que isto vai dar e vamos a ver se não investem tudo no asfalto e depois ficamos com uma autódromo árido e deserto. :)
A minha preocupação é o oposto: potencialmente ter peças para "material circulante" e não para a "infraestrutura". :-[ Por falar nisso, não seria bom definir também algum standard para os carros?

Offline Jorge Reis

• Sócio
  • Hero Member
  • *
Mas vejamos no que isto vai dar e vamos a ver se não investem tudo no asfalto e depois ficamos com uma autódromo árido e deserto. :)
A minha preocupação é o oposto: potencialmente ter peças para "material circulante" e não para a "infraestrutura". :-[ Por falar nisso, não seria bom definir também algum standard para os carros?

corridas são várias, F1, GT, Turismo, karting...

Offline JMCampos

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • My LEGO Creations
Bembembembem - vamos lá por partes...

Antes demais os meus parabéns ao João pela iniciativa.

Agradeço, mas, como referi no princípio do tópico, a ideia inicial partiu do Fernando; foi ele que me lançou o desafio de construir uma pista de corridas em módulos. Eu apenas estou a tentar dar seguimento a esse desafio...

(...) Tão somente por uma razão muito simples, a ideia era ter layouts reais e suficientemente grandes que pudessem por exemplo encher uma mesa do ECI já este ano...
De outra forma temo que muitos se irão cortar dado o investimento avultado, outros deverão já estar a pensar em LUGBULK o que iplica a disponibilidade de peças em quantidades suficintes lá para finais de 2016... e quando chegar a hora de improvisar para completar uma mesa, não vamos ter como... :(

Isto para dizer aquilo que já vocês sabem, o óptimo é inimigo do bom! ;)

Quando comecei a pensar a sério do assunto, a minha primeira ideia era realmente usar as roadplates da LEGO. Era a solução mais fácil, rápida e económica. Mas seria a melhor? Aliás, cheguei a pôr essa hipótese nos posts iniciais.

No entanto (penso que aqui estou a exprimir o consenso de todos os que têm comentado neste tópico), cedo se chegou  à conclusão de que essa via ia ser muito limitativa se quiséssemos avançar com um projecto verdadeiramente modular e aberto à imaginação de todos os que nele quisessem colaborar, à maneira dos MFL cujo sucesso tem sido indesmentível.

Foi por isso que me lancei "de cabeça" pela via modular, que me parece ter um potencial imenso em termos de expansão e renovação contínuas, porque sendo nós a "fabricar" a nossa própria pista podemos fazer virtualmente com ela o que quisermos e como quisermos - em grande ou mais pequeno, simples ou mais elaborado... e aqui para nós, que ninguém nos ouve... roadplates qualquer um é capaz de apresentar! ;)

O investimento será assim tão avultado? Bem... certamente que um módulo não pode ficar tão barato (ou tão pouco caro!) como uma roadplate. Vejamos:

Por contas feitas assim por alto e aos preços do Bricklink, um módulo MILS "cru", sem nada por cima a não ser a sua cobertura de plates, ficará por cerca de 20 euros.

Tomando a mesma bitola, o "asfalto" para o módulo de curva à esquerda que apresentei mais lá para cima (ou seja, o conjunto dos tiles) fica por cerca de 15 euros.

Ou seja: um módulo com a superfície e o "acabamento" equivalentes aos de uma roadplate custará cerca de 35 euros - é mais do dobro, sim, mas compare-se o aspecto visual de uma e do outro. Não valerá essa diferença?

Pois, o drama do LUGBULK... certamente que ter as peças lá para o fim de 2016 não é uma perspectiva que nos agrade particularmente, pelo menos para as primeiras concretizações do projecto.

Mas não temos o "velho" Bricklink? Pois, mais caro - mas muito mais expedito na entrega. E por que não minimizar os portes juntando as necessidades de vários dos interessados numa só encomenda? Podíamos avançar pelo BL agora nestas primeiras impressões e usávamos o LUGBULK para as expansões futuras. Por aí, sinceramente, não vejo grande obstáculo.

O "material circulante" - já existe algum, e entretando vai certamente aparecer mais. Só à minha parte, assim de repente posso juntar 6 Speed Champions (com tó colantes e tudo), mais 6 por construir... e ainda tenho uns 9 MOCs que se podem facilmente enquadrar no tema (sem falar numa ambulância e num jipe dos bombeiros).

Por isso, o "povoamento" da pista já estará assegurado; a minha preocupação vai mais para o "à volta" - minifigs (muitas mesmo!) para encher bancadas e outros espaços, carros "civis" para estacionar por ali,... mas, à boa maneira PLUGuiana, as coisas vão de certeza ir aparecendo, em quantidade e sobretudo em qualidade. Tem sido sempre assim, felizmente!

corridas são várias, F1, GT, Turismo, karting...

E o pessoal da PLUG já deve ter por aí bons MOCs para qualquer destes temas!

Em relação às rectas é facil colocar um padrão de ligação entre os módulos, em relação a outros modulos, curvas chicanes , gancho, etc é mais dificil.

D qq forma qualquer que seja o tipo de módulo, este têm de respeitar sempre a mesma posição de "entrada" e de "saída", digamos por exemplo o asfalto centrado na base.

(...)  não seria bom definir também algum standard para os carros?

Assim que tivermos o consenso acerca da largura básica da pista (parece que vamos mesmo ficar nos 22 studs, não é), vamos tentar uma regra para os módulos "não-recta" (é tomado como axioma que a recta tem de estar ao centro da baseplate), e também um conjunto de normas o mais abertas possível em relação aos carros.

UFFF! Este deve ter sido o post mais longo da minha "carreira"! Acho que mereço pelo menos 2 créditos!  ;D
« Last Edit: 03 April 2015, 23:35:46 pm by JMCampos »
João

Offline gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
Xi, ganda posta!

Mas não temos o "velho" Bricklink? Pois, mais caro - mas muito mais expedito na entrega. E por que não minimizar os portes juntando as necessidades de vários dos interessados numa só encomenda? Podíamos avançar pelo BL agora nestas primeiras impressões e usávamos o LUGBULK para as expansões futuras. Por aí, sinceramente, não vejo grande obstáculo.

Uma encomenda conjunta de um superlote de peças para asfalto era capaz de não ser mau pensado!
Daquilo que vi, os tiles 2x4 poderão até compensar sobre as mega-tiles 8x16 (embora estes sejam mais práticos).

Eu tenho lá alguns mega-tiles parados que estou a pensar usar numa curva-longa.
Tenho andado a pensar naqueles pneus que costumam aparar os despistes e se me arrisco a pintá-los de branco e vermelho ou não  >:D
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Seja MILS então! :)

É necessário definir se fazemos com altura de uma baseplate + tiles, ou com a altura de uma baseplate + brick + plate + tiles.

Misturar tiles gigantes com pequenas tem a desvantagem de que umas têem brilho e outras são baças.

Parece que está tudo virado para o asfalto DBG em vez de preto, certo!?

Até temos pneus brancos na escala adequada (6015, 60700). Vermelhos é que têem de ser mesmo pintados... :)

Para facilitar a apresentação de layouts, não era melhor definir que cada módulo a apresentar deve ter uma prodindidade de 4 baseplates por exemplo?
Depois cada um pode apresentar no comprimento que entender (1, 2, 3, 4...).
E que os módulos curva seriam 4x4. ;)

« Last Edit: 04 April 2015, 11:32:02 am by Conchas »
FCorreia
We are working to build a better :plug:
LEGO Fan: A Lifelong Experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense 2019                   3-5.Mai

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Tenho andado aqui a pensar em formas simples, eficazes, bonitas e económicas de fazer as bermas das curvas.
Principalmente capazes de disfarçar de forma eficiente o efeito mosaico nas bermas, usando peças em produção e portanto abundantes e mais ou menos baratas. :)

Cheguei a isto. Acho que entendem a ideia.
Espero que gostem. Que acham?
Com duas ou três peças de seguida da mesma cor deve ficar melhor (especialmente no caso das curved slopes 2x4), mas já não estive para fazer de novo... :)

Obivamente que em termos práticos (i.e. sem ser LDD martelado à pressa) o efeito pode ser muito mais smooth e agradável, pois as peças podem ficar mais juntas.
Tudo depende também do quanto as curvas são mais ou menos pronunciadas.

Também se pode usar esta peça 11476. Fica um pouco menos sólido mas em algums casos pode ajudar a chegarmos ao efeito pretendido devido a aumentar um pouco a flexibilidade.

A peça 14419 tem nalguns casos vantagem sobre a hinge 2429c01 ao permitir que as slopes fiquem afastadas apenas um stud em vez de dois studs. :fixe:
As primeiras resultam bem para o lado exterior das curvas e as últimas resultam melhor para o lado interior das curvas ou para curvas muito pronunciadas o que é sempre de evitar.
« Last Edit: 04 April 2015, 13:14:48 pm by Conchas »
FCorreia

Online agadoijo

• Sócio
  • Hero Member
  • *
Bem por onde começar...

Apesar do efeito "pixelizado", penso que um mix das curvas "na diagonal" e das curvas "curvas" será a melhor opção, pois com o barulho das luzes e à distância quase que passam despercebidos.
Por outro lado, estas novas bermas do Conchas suavizariam bastante este efeito, principalmente nas curvas "curvas".

Quanto a carros, também tenho 7 speed champions sem autolocolantes (por enquanto) + um 60053 e uns quantos carros citadinos, para além de estar a pensar em passar para peças 2 minis. Minifigs, também estão para aí umas quantas, principalmente ladrões e polícias - o meu filho empresta  ;).

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Olha, uma bancada cheia de policias e ladrões... :D

Nada impede o autodromo de passar à beira de uma prisão. :)
Tens algum com um torso 44? :whistle:

Que tal fazer o kartodromo de Évora. >:D
FCorreia

Offline Nuno Lino

• Direcção
  • Hero Member
  • *

Próxima vez que vierem a Évora faço vos uma visita guiada ao local...  :P

Pode ser que fiquem lá arrecadados a fazerem lhe companhia...  >:D
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG

Online agadoijo

• Sócio
  • Hero Member
  • *

Acho que me está alguma coisa a passar ao lado! Estás a falar do Sr. Ex-1º ministro?!

Confesso que já tinha pensado em fazer um kartodromo... mas era com road plates!
Aqui fica inclusive uns karts que na altura andava a magicar!

« Last Edit: 04 April 2015, 14:14:08 pm by agadoijo »

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Muito porreiros esses karts, sem dúvida! :clapping:
FCorreia

Offline AGarcia

• Administrator
  • Hero Member
Temos de pedir ao Nuno Lino que vá tirar umas fotos ao Kartódromo...  ;D

Fernando, para as bermas das curvas também poderiam ser usadas hoses.
:plug:  :plug:  :plug:

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Depois de ver que a largura de asfalto que está a ser proposta é de 22 studs, surgiu-me uma questão...

Atendendo a que as tiles gigantes têem uma largura de oito studs, não faria mais sentido fazer a pista com uma largura de 20 ou 24 studs!?

24 studs - Fazem-se com 3 tiles lado a lado, se evitarmos o risco branco na berma. Uma simplificação aceitável especialmente nas curvas para evitar a pixelização, se colocarmos a bermas com slopes curvas que sugeri. É certo que nas curvas não temos essas 3 tiles lado a lado... era só para evitar não ter a faixa branca nas curcas e depois ter nas rectas. Mas uma solução hibirda também não causa mal ao mundo.

Ou então...

20 studs - Duas tiles de 8 lado a lado (16) mais duas tiles brancas e duas tiles cinzentas para fazer a risca de cada lado. Depois as curvas fazia com as bermas em relevo e evitava a risca "8 bits"

É certo que uma das tiles na berma (a risca branca ou a seguir à risca) pode ser feita com tiles 2x4 e assim já chegamos aos 22 studs de largura, mas acho que não fica tão bem.
Pode ser também duas tiles de 8 lado a lado e a risca de cada lado ficar em cinzento mais branco mais cinzento. Já dá os 22. :)

Bom... temos tema de discussão para a próxima reunião na garagem... quando formos separar as peças do mosaico por cores... ;)
FCorreia

Offline AGarcia

• Administrator
  • Hero Member
Bom... temos tema de discussão para a próxima reunião na garagem... quando formos separar as peças do mosaico por cores...

Já está marcado? Quando é?  :P
:plug:  :plug:  :plug:

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Bom... temos tema de discussão para a próxima reunião na garagem... quando formos separar as peças do mosaico por cores...

Já está marcado? Quando é?  :P

Marco em breve... ;)

Mas posto isto, qual a vantagem de usarmos o sistema MILS? Claro que tem vantagem, mas encarece um bocado e o benefício não é grande coisa, além de que quase obriga a fazer todo o enchimento no mesmo sistema.
Mais caro, mais volume para transportar, mais isto, mais aquilo... ;)
Porque não ficarmos pelas baseplates?
FCorreia