Autor Tópico: Pagar por transferência bancária internacional  (Lida 26859 vezes)

Offline csiquet

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Eurobricks presentation
Pagar por transferência bancária internacional
« em: 11 Fevereiro 2009, 15:13:58 pm »
Olá a todos,
Paguei um objecto eBay por transferência bancária; não é a melhor forma de pagamento no eBay mas... pronto.

Este tópico para avisar as pessoas que estão a pensar fazer isso.
Tenham muito cuidado no campo que se refere a despesas.
Sempre escolher despesas partilhadas. Fiz o erro de escolher despesas ao meu cargo e paguei bem caro (literalmente) esta estupidez. >:(

Offline AVCampos

• Sócio
  • Hero Member
  • *
  • Gatos e robots NÃO combinam bem
Re: Pagar por transferência bancária internacional
« Responder #1 em: 11 Fevereiro 2009, 16:19:28 pm »
Estranho... de todas as vezes que paguei por transferência, nunca me apareceu essa opção... ??? Mas também nunca precisei de pagar por transferências bancárias! Isso depende do banco: sei que na CGD não se paga, e que no Millennium se paga.

Offline Super Pinga

• Hero Member
« Responder #2 em: 11 Fevereiro 2009, 17:01:19 pm »
Dentro da zona Euro mas entre países diferentes, o banco só pode cobrar o que cobra para transferências para outro banco, dentro do próprio país. :expectation:

Isto é, se a transfega é em EUR, pagas tanto da CGD para o BCP, como da CGD para uma conta do Crédit Lyonnais em França.
Vantagens da moeda única, e de agora "estrangeiro"="fora da UE/zona Euro". :fixe:

Se o teu banco te fizer pagar por uma transfega para outro país da zona Euro mais do que pagarias para outro banco português está a cometer uma ilegalidade, logo queixa-te.

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Responder #3 em: 11 Fevereiro 2009, 17:22:04 pm »
Pagamentos por transferência bancária só faço dentro da zona Euro, onde o custo no "meu" banco (BPI), é ZERO. :D
Ainda assim só o faço, se me cobrarem custos extra no pagamento com PayPal.

Todos os restantos casos, pago sempre com PayPal tb!

Atenção a essa história dos custos partilhados, por muito naturalmente o vendedor não o vai aceitar (muitos até chamam explicitamente a atenção para esse aspecto).
Como é de esperar as despesas todas correm para quem compra.
FCorreia
We are working to build a better :plug:
LEGO Fan: A Lifelong Experience - Play Well (Leg Godt)

www.TechnicBRICKs.com         Braga BRInCKa 2014, 17-19.Out

Offline BionicDroid

• Hero Member
« Responder #4 em: 11 Fevereiro 2009, 20:40:24 pm »
Bolas, Apesar de ter dado o Swift a balconista do BPI levou-me 22,00 Euros pelo pagamento de Penúltimo LCD SALEII, a desculpa foi que era uma transferência internacional e bllá blá, envolve despesas... blá blá, mais uma vez a informática simplifica para depois nos comerem à força toda, mas esta semana vou já ao Banco fazer baruho, vai-me saltar a tampa ai vai vai.
Carlos Ribeiro

Offline gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
« Responder #5 em: 11 Fevereiro 2009, 20:42:43 pm »
Foste ao balcão?
Olha que muitas vezes cobram muito mais por ser ao balcão.

Eu costumo fazer pelo bpinet.

Offline BionicDroid

• Hero Member
« Responder #6 em: 11 Fevereiro 2009, 21:07:24 pm »
Foste ao balcão?
Olha que muitas vezes cobram muito mais por ser ao balcão.
Eu costumo fazer pelo bpinet.
Exactamente, foi ao balcão que paguei a transferência via Swift, "sempre pensei que a Alemanha fazia parte da União Europeia para transferências bancárias mas afinal parece que para certos balconistas de Bancos não é bem assim",
mesmo que seja ao balcão não me parece que obrigue a gastos de papel no valor de 22,00 Euros
Carlos Ribeiro

Offline Jnunes

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Responder #7 em: 11 Fevereiro 2009, 21:32:56 pm »
vai la e reclama com eles se for perciso diz que tiras a conta de lá e estas descontente com o serviço............

hoje em dia a que reclamar sempre com eles ........á muita oferta e eles querem é clientes.......... ;)

jnunes

Offline gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
« Responder #8 em: 11 Fevereiro 2009, 21:47:55 pm »
Pelo que estou a ver no preçário, até 50000€ falam em 3€ ao balcão.

Mas não encontro lá esse termo "swift".
Como não estou a ver o que é, pode ser outra coisa qualquer.

Offline csiquet

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Responder #9 em: 11 Fevereiro 2009, 22:28:15 pm »
Atenção a essa história dos custos partilhados, por muito naturalmente o vendedor não o vai aceitar (muitos até chamam explicitamente a atenção para esse aspecto).
Como é de esperar as despesas todas correm para quem compra.

Fiz tudo pela net (Banco BEST) e normalmente esta operação custa 0,50€. Enganei-me nas despesas (aceitei tudo ao meu cargo) e paguei mais 16€. Até tive dúvidas no preenchimento do formulário mas não quis gastar € numa chamada 707... (agora é assim, todos os números de apoio ao cliente --> 707... 0,11€/min). Deveria ter telefonado...
O que acontece é que uns bancos cobram uma taxa para receber uma transferência do estrangeiro (ver preçário do banco e ler o que está escrito em pequeno em baixo). Se o vendedor tiver um banco daqueles (raros), ele não vai aceitar pagar para receber o dinheiro e o comprador tem de suportar este custo acrescido.
No meu caso, tenho quase a certeza que o banco do vendedor não cobra esta taxa mas como escolhi suportar as despesas, tive de pagar na mesma.
Fiquei zangado com a situação especialmente quando o formulário não indicou o total das taxas que iam ser cobradas antes de confirmar a operação. Esta falta de transparência permite aos bancos ficar mais ricos...

Offline csiquet

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Responder #10 em: 11 Fevereiro 2009, 22:29:49 pm »
Pelo que estou a ver no preçário, até 50000€ falam em 3€ ao balcão.

Mas não encontro lá esse termo "swift".
Como não estou a ver o que é, pode ser outra coisa qualquer.

Não sei bem do Swift mas o mais importante é o IBAN e o BIC.

Offline Sujiro

• Hero Member
    • MySpace
« Responder #11 em: 11 Fevereiro 2009, 22:44:23 pm »
BIC ou swift é a mesma coisa, como 90% das minhas compras são da Alemanha, pago tudo por transferencia bancária, para que ocorra sem custos acrescidos, as despesas devem ser partilhadas e o IBAN e o BIC/Swift devem estar correctos, se não estiverem correctos pago uns 10 EUROS por o banco ser desconhecido
Se montar um Set estando eu de cabeça para baixo é considerado SNOT?

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Responder #12 em: 11 Fevereiro 2009, 23:06:23 pm »
É isso, para qq transferência interbancária dentro da EC, é necessário o IBAN mais o BIC/SWIFT (que identificam o banco).
Para outras transferências internacionais, são precisos normalmente dados adicionais.

Qd feito online nunca paguei um tostão, para dentro de EC e nem vou aqui estimar quantas vezes já o terei feito... :P
Fora da EC utilizem sempre o PayPal, pois nesses casos a taxas que os bancos cobram são pesadas (dentro dos valores aqui falados, mas dependem do montante a pagar). E aí tanto se paga ao balcão como online, embora provávelmente ao balcão saia ainda mais caro.

Em baixo estão descriminados, a título de exemplo, as diversas taxas cobradas (ou não) pelo BPI,

# Transferências Interbancárias: Gratuito

# Transferências Internas: Gratuito

# Pagamento de Serviços e Outros Pagamentos: Gratuito

# Transferências Europeias [com requisitos mínimos (a)]: Gratuito

# Transferências Internacionais (c): 0,20% (do montante a transferir) (b) + IS

(a) Para Países da UE, na moeda EURO (Sem operação cambial);
     Valores iguais ou inferiores a € 10.000;
     Com BIC e IBAN preenchidos e válidos (com Despesas Operação =“Ordenante paga apenas as despesas cobradas pelo BPI (SHA)”).

Dados incorrectos: A indicação incorrecta do código IBAN (Número de conta internacional) poderá dar origem à devolução da Transferência, o que implica a cobrança de despesas de devolução cujo o débito será reflectido de forma automática e em data posterior, na conta seleccionada para execução da operação.

(b) Com mínimo de despesa cobrada de €10 e máximo de € 45.

(c) Custo de telecomunicações € 7,5 (por mensagem)

# Transferências em Moeda Estrangeira
(entre contas BPI): Gratuito

# Transferências p/ Brasil até € 2.500
(a): € 4,00

(a) Requisitos para transferências para o Brasil:
- Transferências apenas destinadas para sustento de residentes no Brasil (beneficiários particulares).
- É necessária informação sobre: dados bancários do beneficiário (conta corrente e código de agência - 4 dígitos) e CPF do beneficiário regular na Receita Federal.
- Termo de adesão assinado pelo beneficiário ( transferências com contravalor superior a USD 3.000,00).

Nota: O limite máximo para transferências através dos novos canais é de 10.000 € por dia.

Claro que isto são os valores praticados para processamentos online (home banking). Ao balcão devem existir taxas para tudo e mais alguma coisa, o que até faz um certo sentido, pese embora os valores possam ser exagerados.
« Última modificação: 11 Fevereiro 2009, 23:08:37 pm por Conchas »
FCorreia

Offline Alex

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Responder #13 em: 12 Fevereiro 2009, 12:04:39 pm »
Ao balcão torna-se muito mais caro... no BES já me pediram 20 e tal euros também, ao que eu respondi com um "manguito" e disse que ia fazer em casa  :P

Pela net, a opção a escolher é sempre despesas partilhadas. O nome engana, pois por norma nem o comprador nem o vendedor tem custos com a transferencia.

Em mais de 200 pagamentos feitos e recebidos por iban, só devo ter tido problemas em 2 ou 3, as tais bancos raros (e foram sempre alemães), que cobraram umas taxas 2 ou 3 meses depois da transacção (taxa non stop).
E em todos esses poucos casos, essa taxa nunca excedeu os 7.5 Euros...

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Responder #14 em: 12 Fevereiro 2009, 12:23:00 pm »
Mas para transferências online para a Alemanha por IBAN, devia ser gratuito não!?
A mim (no BPI) nem tão pouco me aparece a opção para escolher com são distribuídas as despesas (só para transferências fora da EC).
FCorreia