Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
02 Setembro 2010, 23:06:41
Início Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se
Destaques Galeria Glossário Artigos FAQ Links
Notícias:

+  PLUG
|-+  Geral
| |-+  MOCs & MODs
| | |-+  MOC - Hot Rod v0.1 Beta ;)
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: MOC - Hot Rod v0.1 Beta ;)  (Lida 1134 vezes)
MiguelAndrade
Newbie
*

« em: 23 Dezembro 2008, 23:19:42 »

Boas pessoal!

Aqui fica a minha estreia absoluta e mundial do meu primeiro MOC, que se intitula Hot Rod v0.1 Beta! Wink

Comecei por desmanchar os sets 4955 e 8296, assim como tirei a bateria e motor do 8292, e comecei a inventar. O intuito desta primeira experiência era brincar com as gears e PF e aprender como usar.

Sabia que iria ser uma "espécie de automóvel" e até a frente era para ser a traseira... mas depois, à medida que foi crescendo, começou a parecer-se com um Hot Rod e trabalhei-o para que assim fosse. Wink

Aliás, o curioso deste MOC é que foi tudo ao contrário; primeiro a tracção seria inicialmente traseira e acabou por ficar uma invulgar e única tracção dianteira esquerda (loooolll); em segundo lugar, primeiro fiz o automóvel e só depois de finalizado fui procurar na net uma imagem de um automóvel semelhante (em vez de tentar transpor a realidade para o MOC, foi o inverso!)!! looll

Aqui fica um belo Hot Rod:

E agora aqui fica a galeria de imagens!

Foi uma experiência, apenas isso, e como podem ver falta-me muita técnica, mas tenho noção que só construindo e destruindo é que vou melhorar! Aliás, há alguns elementos que eu sei que estão a mais, mas claramente estou na fase de aproveitar as peças para tentar dar algum brilho adicional! eheheh

Bom, é o início de uma era de MOC's By Me! Wink

Abraços!!

edit do admin: fotos na mesma linha, para reduzir o tamanho do post
« Última modificação: 24 Dezembro 2008, 11:13:17 por Ribatagus » Registado

Hero Member
*

Apresentação: clique aqui

Guilherme Santos

« Responder #1 em: 23 Dezembro 2008, 23:49:16 »

Esta experiência promete  Grin
Continua com o bom trabalho  Fixe
Registado

pesgores
Hero Member

Presidente de Godóvia

« Responder #2 em: 24 Dezembro 2008, 00:19:16 »

Este MOC tem o "problema" de todos os MOCs Technic: parece que tem mais buracos que um queijo suíço Evil

Para início de era MOCkeira, até nem está mau, podes é acrescentar um pouco de "carne" ao corpo, que assim parece apenas um esqueleto com um cérebro. Tongue

Não querendo de maneira alguma desencorajar, aliás, até dar uma força e uma opinião construtiva. Fixe
Registado

Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
MiguelAndrade
Newbie
*

« Responder #3 em: 24 Dezembro 2008, 00:26:01 »

Obrigado a ambos pelo feedback! Smiley

De facto, o nome deste MOC tem um motivo de ser: "v0.1 Beta" deixa muita abertura para evoluir ao longo do tempo a uma cadência ainda superior aos updates do Windows!! looll (notou-se que sou pró-Mac ??) eheheh

Obrigado e abraços!!!

Miguel Andrade
Registado

Hero Member
*

Gatos e robots NÃO combinam bem

« Responder #4 em: 24 Dezembro 2008, 01:26:16 »

Para "proof of concept" (como raio é que fui trocar este termo com "case study" na entrevista de emprego?!?! Embarrassed) está muito bom, mesmo! Fixe
Agora, eu diria que o passo seguinte é fazeres um MOC como as adaptações motorizadas da maioria dos sets Technic dos anos 80: um carro com direcção manual, como o 8296original, mas com a locomoção providenciada pelo motor. Smiley
Registado

Ribatagus
Administrator
Hero Member
*

Frase de uma vida... "quanto é isso em LEGO?" ;)

« Responder #5 em: 24 Dezembro 2008, 11:11:39 »

Bom, é o início de uma era de MOC's By Me! Wink
"minhas criações feitas por mim"   Grin hehhehehehe
MOC =My Own Creation Cheesy ...

É na experiência que se aprende!  Bater palmas  Fixe
Gostei da forma "inversa" como este MOC foi criado, acaba por ser uma estratégia muito usada em laboratórios de inovação: Primeiro cria-se a invenção, depois descobre-se uma utilização para ela! (Um exemplo muito conhecido foi a "cola" que veio a dar o "Post-It!")  Fixe

Para ter um melhor aspecto, apenas recomendaria tapares a caixa de pilhas com plates ou outra coisa ... fazeres algo que a "disfarce"... e assim ficar com melhor aspecto! Nem que seja apenas uma plate grande em cima da caixa de pilhas!   Fixe

Para prova de conceito, está com coisas muito interessantes:

gostei da forma que meteste os tubos de escape, quer os directamente dos cilindros, quer os que tão atrás da "cabina", se enquadram com o resto! Cheesy

Não sei se fizeste de propósito, ou se só tens peças dessa cor, mas a "estrutura" toda em azul deu-lhe um ar bem catita! Cheesy

Não sei se tens algum diferencial, mas acho que seria a evolução natural para este projecto a aplicação de um Smiley

Apenas uma recomendação na apresentação de MOCs:

Tenta não pôr o post "extenso": mais vale meter poucas imagens, e apresentá-las lado-a-lado. Tomei a liberdade de corrigir isso, para perceberes melhor a ideia Smiley
Usualmente usamos o www.brickshelf.com para repositório de fotos, mas claro que não é obrigatório Smiley Tem a vantagem de podermos apontar directamente para a galeria, e deixar tudo disponível apenas com um link(não sei se o ImageShack o consegue fazer).
Para maior detalhe espreita este tópico: http://www.plug.pt/forum/index.php?topic=765.0
Registado

Cumprimentos LEG-AIS!!! Cheesy
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - Administrador do Fórum
http://vasser.no.sapo.pt/lego
BRICKSHELF
figueifoto
Sócio
Hero Member
*

« Responder #6 em: 24 Dezembro 2008, 11:19:03 »

Tanbem gostei bastante desta tua aventura no mundo da "MOCada"!
Concordo com o comentário do Ribatagus quando diz que a caixa das pilhas tem que ser disfarçada... Undecided
Sugeria que começasses por mudar a posição da caixa de pilhas para que fique ao longo do corpo do veiculo em vez de atravessada, e depois então criar uma especie de cabine Wink
Registado
Conchas
Ambassador
Hero Member
*

LEGO @nywhere

« Responder #7 em: 24 Dezembro 2008, 23:24:07 »

Bela iniciação na MOCada! Fixe
Registado

LEGO Fan: A Life Long Experience - Play Well (Leg Godt)
FCorreia

www.TechnicBRICKs.blogspot.com
yamaha
Newbie
*

« Responder #8 em: 25 Dezembro 2008, 21:49:05 »

Hoje começei ajudar a montar um da technic, e achei brutal, é viciante  Smiley

É uma grande Moca  Grin
Registado
JMCampos
Sócio
Hero Member
*

« Responder #9 em: 26 Dezembro 2008, 00:37:36 »

Como já foi dito, como chassis está excelente - agora, falta a carroçaria...
Força, estás no bom caminho!  Fixe
Registado

Just PLUG... and play!
------
João Campos

Mortymore
Sócio
Hero Member
*

Sócio nº116

« Responder #10 em: 26 Dezembro 2008, 10:52:10 »

O mini Hot Rod está engraçado.

Claro que o pessoal depois quer sempre isso mais bonitinho e composto, mas tens aí um ponto de partida, e pessoalmente gostei da ideia simplista de fazer da caixa de pilhas o habitáculo do veículo.

Estou em crer que se quiseres cobrir a caixa de pilhas com peças de forma a dar mais realismo ao carro, parece-me que vais ter que alongar e alargar ligeiramente a estrutura do carro. Mas tudo a seu tempo.

Tal como está, gostaria se me permites, que apresente apenas uma sugestão, para passares a ter tracção em 2 rodas em vex de uma só, e deixo uma imagem, que julgo explicará a ideia, e fica para experimentares se assim o entenderes. Se carecer de mais explicações, é só pedi-las, mas basicamante, as rodas dentadas ficam onde estão, eliminam-se todas as peças sob a área vermelha, e terás que usar 2 eixos tamanho 5, 1 eixo tamanho 8, e um axle joiner para unires dois dos eixos, que fazem a ligação a cada uma das rodas, para teres tracção simultânea nas 2.

Bons MOCansos.  Fixe

Abraço
Registado

MiguelAndrade
Newbie
*

« Responder #11 em: 26 Dezembro 2008, 15:03:23 »

Olá a todos e espero que tenham tido um excelente Natal! Smiley

Tenho visto os v/ comentários os quais agradeço imenso! Realmente não estava à espera que gostassem do projecto, e confesso que no segundo a seguir a ter publicado no fórum, tive vontade de ir apagar o post... Wink

Agora, eu diria que o passo seguinte é fazeres um MOC como as adaptações motorizadas da maioria dos sets Technic dos anos 80: um carro com direcção manual, como o 8296original, mas com a locomoção providenciada pelo motor. Smiley

Sem dúvida, mas isso como é uma grande evolução, será na versão 1.0 Wink eheheh Até lá, acho que ainda tenho muito que batalhar com as versões "minoritárias" Wink

Para ter um melhor aspecto, apenas recomendaria tapares a caixa de pilhas com plates ou outra coisa ... fazeres algo que a "disfarce"... e assim ficar com melhor aspecto! Nem que seja apenas uma plate grande em cima da caixa de pilhas!   Fixe
(...)
(...)
Não sei se fizeste de propósito, ou se só tens peças dessa cor, mas a "estrutura" toda em azul deu-lhe um ar bem catita! Cheesy

Não sei se tens algum diferencial, mas acho que seria a evolução natural para este projecto a aplicação de um Smiley

Caro Ribatagus, efectivamente experimentei "revestir" a bateria com plates, nomeadamente com uma no topo, mas não ficou muito bonito e tirei. Mas sem dúvida que o próximo passo é fazer um habitáculo em condições Wink
Quanto ao toque azul, foi graças ao 8296, só por isso! Wink

... e diferencial ainda não tenho.... Mas está na lista de compras Wink

Sugeria que começasses por mudar a posição da caixa de pilhas para que fique ao longo do corpo do veiculo em vez de atravessada, e depois então criar uma especie de cabine Wink

É bem visto mudar a posição da bateria! vou ter isso em conta! Wink

Tal como está, gostaria se me permites, que apresente apenas uma sugestão, para passares a ter tracção em 2 rodas em vex de uma só, e deixo uma imagem, que julgo explicará a ideia, e fica para experimentares se assim o entenderes. Se carecer de mais explicações, é só pedi-las, mas basicamante, as rodas dentadas ficam onde estão, eliminam-se todas as peças sob a área vermelha, e terás que usar 2 eixos tamanho 5, 1 eixo tamanho 8, e um axle joiner para unires dois dos eixos, que fazem a ligação a cada uma das rodas, para teres tracção simultânea nas 2.
(...)

Caro Mortymore, que melhor forma de agradecer a ajuda e o trabalho em demonstrar visualmente, do que fazer realmente essa alteração ?? Wink)

Vi o comentário antes de almoço e, durante o mesmo, toca a alterar o MOC! Wink E assim surgiu a versão 0.2 Beta acabadinha de sair! Wink

Aqui fica uma fotografia (vou tentar anexar... vamos lá ver se aparece mesmo) e o link para o video que coloquei no youtube há instantes! Creio que era isto que estavas a dizer, certo ?

YT: http://www.youtube.com/watch?v=1ivv-CYRpNU

Confesso que ainda não tinha experiência para pensar dessa forma de dar tracção a ambas as rodas, mas por isso é que gosto deste fórum... estamos sempre a aprender!! Smiley

Obrigado!  Fixe

Abraços pessoal!

Registado

Hero Member
*

Sócio nº116

« Responder #12 em: 26 Dezembro 2008, 21:39:06 »

Bem trabalhado  Expectativa

Para o próximo podes experimentar dar-lhe direcção.
O melhor é talvez ver instruções de modelos de carros simples para ir tirando ideias.

Abraço
Registado

MiguelAndrade
Newbie
*

« Responder #13 em: 26 Dezembro 2008, 23:41:44 »

Para o próximo podes experimentar dar-lhe direcção.
O melhor é talvez ver instruções de modelos de carros simples para ir tirando ideias.

Boas! Smiley

sim, quero colocar direcção, mas para isso vou tirar o motor porque não adianta dar-lhe "andamento" se não posso obrigá-lo a virar para onde quero Wink

Isto enquanto não tiver outro motor e remote control, claro Wink

Abraço!
Registado

Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão