Author Topic: Os MOCs em 1949...  (Read 6583 times)

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
Os MOCs em 1949...
« on: 23 November 2007, 01:52:50 am »
Desde há algum tempo que tenho tentado reunir peças dos primórdios da LEGO, i.e. desde que esta introduziu em 1949 os primeiros 'Automatic Binding Brick' em Cellulose Acetate.
São os slotted bricks, dos quais podem ver alguns exemplos nas figuras em baixo, desenhados para encaixar com portas e janelas específicas da altura.

Como vêem existiram variações ao longo dos anos, com diferentes tipos de logo ou mesmo sem logo inscrio nos bricks/studs.
Acabei tb por conseguir reunir algumas das portas e janelas de 1ª geração e 2ª (semelhantes às dos anos 50-70, mas sem studs e com abas para encaixar nos slits), que são extremamente raras.
Felizmente entre coleccionadores e contactos um pouco por todo o globo, conseguimos por vezes fazer negócios sem chegar aos preços que essas raridadesaos atingiriam no eBay.

Está em baixo uma foto, de como eram as portas e janelas originais em 1949, para os slotted bricks.

E outra com uma velhinha janela de 2ª geração, com as abas laterais que encaixam nos slits e sem studs...

Juntei algumas peças e recriei uma possível construção dos primórdios. Quase que diria da pré-história do LEGO... ;D
Creio que nem imaginam, o quão difícil é montar LEGO, com estres bricks CA, todos empenados!...

« Last Edit: 11 June 2008, 23:52:04 pm by Conchas »
FCorreia
We are working to build a better :plug:
LEGO Fan: A Lifelong Experience - Play Well (Leg Godt)

Até à próxima !!

Offline gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
Re: Os MOCs em 1949...
« Reply #1 on: 23 November 2007, 09:36:05 am »
lol
Muito bom!

É um MOC rústico  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Reply #2 on: 23 November 2007, 09:39:39 am »
Este sim, digno de um verdadeiro destaque no Brick Town Talk... ;D
Não fossem estes bricks, e queria ver se haveria hoje BTT... ::)
FCorreia

Até à próxima !!

Offline Roger_the_gogogo

• Hero Member
    • BrickTownTalk
« Reply #3 on: 23 November 2007, 14:02:57 pm »
Este sim, digno de um verdadeiro destaque no Brick Town Talk... ;D
Não fossem estes bricks, e queria ver se haveria hoje BTT... ::)

Hmm boa ideia  :D
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/

Offline Roger_the_gogogo

• Hero Member
    • BrickTownTalk
« Reply #4 on: 23 November 2007, 14:29:17 pm »
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Reply #5 on: 23 November 2007, 15:10:24 pm »
Boa Roger! Thanks!!!

Mais logo boto lá comentário ;D.
FCorreia

Até à próxima !!

Offline Farrusco

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #6 on: 23 November 2007, 16:18:36 pm »

Muito bom artigo. Grande experiência. Parabéns!  ;)

O que me faz pensar, será que a LEGO é coleccionável como os Dinky Toys ou os posteriors Matchbox e Hotwheels? Ou é uma ferramenta de expressão artística como um pincel e um tubo de tinta ou um spray de grafitti? Comecei por comprar LEGO sendo mais um coleccionador e agora, 10 anos depois de me tornar AFOL, acho quase a 100% que o LEGO é mais a segunda hipótese. Já não acho grande piada a quse nenhum set/conjunto sem pelo menos uma MOA (my own adaptation). Claro que muitos dirão que poderá se as duas coisas mas não me parece. Que acham?

Farrusco

PLUG & Brickish proud member!

Offline AVCampos

• Sócio
  • Hero Member
  • *
  • Gatos e robots NÃO combinam bem
    • TechnicBRICKs
« Reply #7 on: 23 November 2007, 16:38:26 pm »
Eu acho que há as duas vertentes: os coleccionadores e os artistas, com a diferença de o LEGO permitir alternar entre um e outro. 8) Acho que isso já foi discutido algures noutro tópico, mas agora aqui no trabalho não tenho disponibilidade para procurar.

Offline Jorge Reis

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #8 on: 23 November 2007, 16:52:52 pm »
Muitos Parabéns!

Está aqui um trabalho muito interessante para as nossas expos ;)

Jorge Reis

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Reply #9 on: 23 November 2007, 16:54:59 pm »
O LEGO pode ser tudo! Até colecionável.

Tb nesse domínio haverá malucos para tudo.
No meu caso não vejo que seja colecionavel ao ponto de se ter tudo (isso é para o Vault da TLG), mas existem hoje imensas coisas que se tornaram menos comuns, raras ou extremamente raras. coisas antigas até de interesse histórico ao nível da evolução do próprio brinquedo e da sociedade, etc...

Neste último ano consegui juntar bastantes coisas que aprecio imenso, algumas de valor (relativo) e sim acho que é uma colecção na medida em que não está acessível por aí e muitos gostarão de poder ver, tocar, etc...
Óbviamente não é como os cromos em que riscamos os números que temos, até ter todos... ;D

Felizmente LEGO é tb MUITO mais do que isto. É um Universo!
FCorreia

Até à próxima !!

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Reply #10 on: 23 November 2007, 17:01:00 pm »
Muitos Parabéns!

Está aqui um trabalho muito interessante para as nossas expos ;)

Jorge Reis

Igualmete interessante de expôr, seria um painel com notas e exemplares de todas a árvores realesed pela LEGO (tb já as consegui juntar todas, mesmo as raríssims), todos os sinais de trânsito (faltam-me apenas que conheça, umas edições da Suécia e Noruega essas EXTREMAMENTE raras, diria até que sem preço... e que ainda não constam do BL... vou adicionar), todas as bandeiras,...

Já tinha sugerido isto no passado!
Acho muito interessante de mostrar, mas de uma forma diferente daquela como mostramos o resto. Num espaço à parte, acompanhado de imagens, pequenos textos, etc...

Existem por aí sites de alguns outros colecionadores com quem contacto tb mt interessantes. Outros só têem pastas no BrickShelf.
FCorreia

Até à próxima !!

Offline gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
« Reply #11 on: 23 November 2007, 17:14:15 pm »

Ámen  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Offline Farrusco

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #12 on: 23 November 2007, 17:35:21 pm »
O LEGO pode ser tudo! Até colecionável.

Tb nesse domínio haverá malucos para tudo.
No meu caso não vejo que seja colecionavel ao ponto de se ter tudo (isso é para o Vault da TLG), mas existem hoje imensas coisas que se tornaram menos comuns, raras ou extremamente raras. coisas antigas até de interesse histórico ao nível da evolução do próprio brinquedo e da sociedade, etc...

Neste último ano consegui juntar bastantes coisas que aprecio imenso, algumas de valor (relativo) e sim acho que é uma colecção na medida em que não está acessível por aí e muitos gostarão de poder ver, tocar, etc...
Óbviamente não é como os cromos em que riscamos os números que temos, até ter todos... ;D

Mas a mim parece-me que a beleza do LEGO antigo está apenas na curiosidade histórica e arcaismo da mesma, como um seixo pré-histórico que de belo não tem nada quando comparado com uma faca do período "histórico". Certo? Por isso, é que estranho coleccionismo particular. Essas peças e os conjuntos com mais de meia dúzia de anos, são dignos e interessantes no museu da LEGO... Em minha casa, com tanto de belo que se pode fazer com o LEGO actual, já não cabem. Mas, claro é possível, só estou a picar os que o fazem para nos explicarem esse gosto.  ;) Para além de adorar ler sobre o assunto e ver isso ao vivo um dia destes, claro.

Farrusco

PLUG & Brickish proud member!

Offline Roger_the_gogogo

• Hero Member
    • BrickTownTalk
« Reply #13 on: 23 November 2007, 17:56:02 pm »
No meu caso uso o LEGO como uma ferramenta de expressão artística. Não estou a dizer que não há um pouco de colecionismo envolvido, afinal de contas eu gosto muito de Star Wars mas poucos MOC's faço desse tema.

No entanto é uma forma muito "limpa" de fazer escultura, modelismo, etc.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

Offline Conchas

• Direcção
  • Hero Member
  • *
  • LEGO @nywhere
    • TechnicBRICKs
« Reply #14 on: 23 November 2007, 18:06:53 pm »
Vou confessar!...

O gosto é aquele de teres uma coisa na mão, que sabes que não há por aí aos pontapés, porque se tornou rara e poucos têem igual.
É assim como se pudesse ter a caveira de cristal que viamos nos episódios do Arthur C. Clark, em casa só para mim... ::)

Normalmente estas coisas, as pessoas gostam de ver ao vivo, pelo menos uma vez. E algumas delas eu posso proporcionar esse momento.
Óbviamente, sei que a maioria não liga puto e podem até dizer "aquele é doidinho" ;)

Mas por exemplo não me interesso por ter LEGO antigo dos anos 60/70 só porque é antigo.
Acho piada ao que é antigo e é muito diferente do que temos hoje. Assim podemos ver a diferença e saber/sentir como era.
É como poder mostrar a alguém um carrinho HO1:87 e dizer-lhe... "Sabes isto é LEGO! O LEGO era assim nos anos 50!". A maioria das pessoas não sabem, ficam espantadas e cada vez são menos as que saberão, portanto maior será a surpresa.

Tanto que o meu outro interesse LEGO principal, nada tem a ver com isto. É o TECHNIC e MINDSTORMS como sabem!
Bastante diferente... e esse sim é para brincar. Embora tb como sabem, mesmo nesse tema, muito me interesso por estudar a história e evolução do mesmo. Voltámos ao mesmo ::)...
FCorreia

Até à próxima !!