Author Topic: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport  (Read 610 times)

Offline AVCampos

• Moderator
  • Hero Member
  • Gatos e robots NÃO combinam bem
    • TechnicBRICKs
Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport
« Reply #15 on: 19 November 2018, 11:45:17 am »
Promete!

Se quiseres usar os Ys para ter dois monocarris em sentidos opostos e um parado num ramal enquanto o outro circula, não precisas de motorizar os Ys: basta virá-los manualmente para um direccionar para um ramal e o outro para o outro, e pronto. Precisas é de ter dois sensores de presença de monocarril, um para cada ramal.

Online gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
« Reply #16 on: 19 November 2018, 12:30:55 pm »
Muito nice  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Online CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #17 on: 04 January 2019, 14:48:29 pm »
Ponto de situação de Janeiro:
- a pista cresceu consideravelmente
- o comprimento do Conveyex ficou estabelecido em 4 "vagões" e 1 "locomotiva"
- a "locomotiva" está concluída (no sentido de ter atingido a ideia original, entretanto já me ocorreram mais ideias)
- 3 dos 4 "vagões" também já estão próximos da conclusão

A pista deixou de caber em cima da mesa:

Tem além dos elementos monorail originais da LEGO alguns elementos da 4DBrix, incluindo extensões de rampa (ficam entre as peças de rampa LEGO) e diagonais (ficam entre peças de meia-curva LEGO). As diagonais têm uma vantagem para este projecto face às curvas normais que são demasiado apertadas e fazem-me tombar o Conveyex, já explico melhor à frente.

O Conveyex tem 2 motores de monorail para compensar o peso excessivo:

Para conseguir tantas carruagens arranjei extensões de carruagem da 4DBrix mas infelizmente a ideia de utilizar 2 motores não facilita, não há maneira de ligar tudo apenas com o sistema de fixação do monorail (um género de patilha larga) e tive de ligar duas das carruagens com um sistema "tow ball" mais longo do que gostaria:

Ainda assim não é suficientemente longo e nas curvas apertadas (as do sistema LEGO monorial original) os wedge plates das carruagens do Conveyex tocam-se, por vezes fazendo o Conveyex descarrilar:

Vou ter de substituir os wedge plates 6x3 por algo 6x2 enquanto a pista contiver curvas LEGO normais.

O conjunto em si anda bem, mesmo nas rampas longas onde aparenta alguma dificuldade a subir mas reparem que estou a usar a bateria Power Functions LiPo a 5/7 do máximo:

Demora mais a subir mas também acelera menos na descida seguinte. Ainda assim tive de acrescentar rectas às rampas para dar tempo ao bicho de abrandar e sair completamente da rampa antes de começar a fazer a curva seguinte.

Nos videos não há Powered Up, vai ser retomado mais para frente, provavelmente sem quaisquer modificações electrónicas (uoh!) - como quero usar a bateria LiPo PF (para poder recarregar o bicho "inplace" sem ter de andar a desmontar para tirar e repor pilhas) estou a pensar fazer um relé 100% LEGO, com o Powered Up a accionar um interruptor Power Functions que por sua vez acciona os motores Monorail e mais "umas coisinhas".

Uma dessas "coisinhas" é um micro-motor que coloquei dentro da "locomotiva" por forma a fazer rodas as lagartas:

rodam devagarinho mas a ideia é apenas estética, poderei juntar umas luzes mais tarde à locomotiva. Ou talvez uns lasers :D

Para caber lá o micro-motor e as engrenagens tive de alargar a frente à locomotiva (1 plate para cada lado) e por isso aproveitei e refiz ligeiramente o painel que cobre as lagartas. Além disso mudei ligeiramente a traseira para poder passar o cabo de energia.

Mais algumas fotos no Tumblr:
https://cyberxstuff.tumblr.com/post/181708243460/lego-conveyex-monorail-with-two-motors
https://cyberxstuff.tumblr.com/post/181708331430/lego-conveyex-monorail-the-engine

e a playlist do Youtube com videos do projecto:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLfFEUoXrO1hL4vb-n8oIf-lpickpSomfh

Agradecimentos ao Mestre Pocas pela consultoria temática. Isto poderá caminhar para um diorama de um planeta com um outpost meio esquecido e uma mina de coaxium, não necessariamente Vandor ou Kessel, provavelmente gelado e/ou vulcânico, com espaço suficiente para colocar alguns sets e MOCs dele.
« Last Edit: 04 January 2019, 21:40:33 pm by CyberX »

Offline PocasNuckie

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #18 on: 04 January 2019, 18:24:56 pm »
Vai ser bonito dioramizar isso vai  >:D  :clapping: :clapping:

Online CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #19 on: 04 January 2019, 21:47:04 pm »
Vai ser bonito dioramizar isso vai  >:D  :clapping: :clapping:

Organizamos um CPLB (CyberX+Pocas LUG Bulk). Ou talvez dois ou três, não temos ainda nada para fazer em 2021 pois não?
Mas vê isto por uma perspectiva positiva: temos aqui a possibilidade de fazer história criando uma categoria XXXL ou Diorama de Mesa Inteira

Offline AGarcia

• Administrator
  • Hero Member
  • *
« Reply #20 on: 04 January 2019, 23:44:49 pm »
 :clapping: :clapping: :clapping:
:plug:  :plug:  :plug:

Offline spacemarine

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #21 on: 05 January 2019, 00:05:41 am »
 :fixe:

Offline PocasNuckie

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #22 on: 05 January 2019, 12:01:26 pm »
Eu sei que estou sempre a perguntar isto mas isso vai em que dimensões largura e comprimento?

Online CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #23 on: 05 January 2019, 12:10:20 pm »
Deixa-me fazer as contas... estive agora mesmo a anotar as partes que já usei na linha.

Online CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #24 on: 05 January 2019, 12:56:39 pm »
Se não me enganei são 13x6 baseplates ou 3,3x1,5 m2

O layout cpm o nControl é este:

Code: [Select]
19 rectas
 2 meias-rectas
 2 quartos de recta
 2 curvas longas
 3 curvas curtas para a esquerda
 3 curvas curtas para a direita
 1 diagonal
 8 diagonais curtas
 2 lower ramps
 2 upper ramps
 2 ramp extensions
 1 left switch
 1 right switch

Mas ainda hei-de substituir as 2 curvas longas (LEGO) por curvas curtas (LEGO) à mistura com diagonais (4DBrix) e alargar um pouco mais a pista para o Conveyex não estar em nenhuma situação em 2 tipos de troço não-rectilineo (por exemplo a parte da frente a entrar numa diagonal com a parte de trás ainda a sair de outra diagonal ou de uma rampa)

Entretanto tirei os wedge plates 6x3 como tinha dito e ficam assim:

não é bonito, deixa um bocado de espaço a descoberto mas o próprio set está já cheio de espaços a descoberto por isso nem dá assim tanto nas vistas.

Já montei também a nova versão da "locomotiva" , aqui ao pé da original:

O bicho anda e as lagartas movem-se (devagarinho mas movem-se):

Não posso andar demasiado devagar porque ao passar nas rampas o peso não fica bem distribuído pelos 2 motores - ao chegar ao topo o motor da frente ganha velocidade em relação ao de trás e aconteceu uma coisa engraçada: roubaram-me os vagões do Conveyex em pleno andamento!

Claro que com 3 motores e/ou melhor distribuição de peso e/ou melhor desenho do percurso isto não acontecerá mas por enquanto o melhor é manter a velocidade em 5/7 do máximo.

Um outro problema que estou a ter é que o motor da frente tem "short couplings" e obriga-me a chegar a primeira carruagem um stud para trás para não descarrilar mal chega às rampas. Espero que com outro "long couplings" como é o motor de trás isso já não aconteça.
« Last Edit: 05 January 2019, 13:01:08 pm by CyberX »

Offline PocasNuckie

• Sócio
  • Hero Member
  • *
« Reply #25 on: 05 January 2019, 13:10:04 pm »
Não é tão grande como eu pensava mas mesmo assim

Online CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #26 on: 05 January 2019, 13:11:14 pm »
Não é tão grande como eu pensava mas mesmo assim

:o
Tu queres mesmo levar-me à falência!

Offline AVCampos

• Moderator
  • Hero Member
    • TechnicBRICKs
« Reply #27 on: 08 January 2019, 01:47:15 am »

A única sugestão que tenho a dar é completamente irrealista: para evitar o problema do esforço dos motores quando um deles chega ao topo da inclinação, poderias ligá-los um ao outro através dum diferencial, para se poderem ajudar mutuamente a velocidades diferentes. Ou seja: irrealista.

Online CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #28 on: 08 January 2019, 08:06:14 am »
poderias ligá-los um ao outro através dum diferencial

Este projecto é só para diversão, vamos manter as Análises Matemáticas I a IV fora disto OK?

Offline AVCampos

• Moderator
  • Hero Member
    • TechnicBRICKs
« Reply #29 on: 08 January 2019, 09:34:34 am »
Análises Matemáticas I a IV
Vá de metro, Satanás! :D Estava a referir-me a este diferencial e seus amigos, claro. Mas nem quero imaginar tentar integrar isso em motores de monocarril...