Author Topic: Carregador sem fios para MINDSTORMS  (Read 110 times)

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
Carregador sem fios para MINDSTORMS
« on: 05 June 2018, 16:54:18 pm »
Não sei se conhecem a norma Qi para carregadores sem fios. Como habitual nisto das novidades havia duas normas a concorrer e recentemente ganhou a Qi. Vários telemóveis Apple, Samsung e Nokia, entre outros, trazem já um receptor embutido e até a IKEA já vende mobiliário com emissores embutidos.

Existem receptores para telemóveis que trazem uma ficha microUSB, como são muito finos colocam-se na parte de trás do telemóvel e com uma capa ninguém vê. Arranjei um desses receptores baratos na China, emprestaram-me um emissor barato e fiz um circuito conversor dos 5 Volt do USB para os 10 Volt que o transformador da LEGO dá:

Mais detalhes no blog.

Video: https://youtu.be/U4TGP8_EryY

No video a luz da bateria pisca porque tinha o emissor ligado à ficha USB do portátil, que não dá muita corrente e por isso o acoplamento receptor-emissor só funciona quando encostados no sítio certo.
Entretanto com um transformador-carregador USB potente (3100 mA) consigo até carregar o EV3 com um espaço de meio centímetro entre o receptor e o emissor.

Tenho estado a falar com o Juan "jabrena" do LeJOS (e do LeJOS on ev3dev) e ele tem estado a desenvolvar uma "docking station" para o EV3 onde incorporou uma ideia minha, usar uma tomada de energia inteligente, com Wi-Fi, para saber quando o robot está a carregar. A ideia agora é juntarmos isto e termos uma recharging station touchless.

Offline AVCampos

• Moderator
  • Hero Member
  • Gatos e robots NÃO combinam bem
    • TechnicBRICKs
Re: Carregador sem fios para MINDSTORMS
« Reply #1 on: 14 June 2018, 23:20:06 pm »
Aí está um excelente add-on, isso permite uma autonomia muito maior a robots móveis: acrescentando alguma forma de navegação, é possível fazer um robot que explore o seu ambiente, e, sempre que a bateria começar a ficar fraca, retorne à base para carregamento.

E mesmo para robots que não se afastem muito, evita o problema de um cabo de carregamento se torcer.

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #2 on: 14 June 2018, 23:39:37 pm »
Eu tinha pensado num próximo BRInCKa aplicar a um Line Follower, modificava-se o percurso de forma a incluir uma ou mais áreas de serviço e deixávamo-lo lá noite e dia todo o evento, com uma webcam a tirar fotos time lapse fazia-se um video engraçado do robot incansável.

Offline AVCampos

• Moderator
  • Hero Member
    • TechnicBRICKs
« Reply #3 on: 26 June 2018, 18:06:45 pm »
Estava a olhar de coisos desses para o telemóvel (para simplificar a logística de carregamento no carro), e lembrei-me do potencial LEGO.

Em alternativa a ter o pad no percurso, poderia ficar a um canto com um comando de EV3 em modo beacon (com umas adaptações para também ele ficar sempre ligado à alimentação) por cima. O robot segue a linha normalmente, mas, quando detecta bateria fraca, muda de comportamento e procura o beacon para carregar. Uma vez carregado, vai recuando até detectar de novo a linha, e segue o seguimento. Assim tem a vantagem de parar de vez em quando para descansar os motores.

Ligando o pad a um carregador de 2 A, demora aproximadamente quanto para carregar uma bateria de EV3?

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #4 on: 26 June 2018, 18:12:02 pm »
Ligando o pad a um carregador de 2 A, demora aproximadamente quanto para carregar uma bateria de EV3?

É uma boa pergunta...
o meu receptor só dá 5V/1A, supondo que o boost tem uma eficiência de 90% daria 10V/450 mA... quanto tempo demora um EV3 a carregar com um carregador LEGO e qual a corrente nominal de carga?

Offline AVCampos

• Moderator
  • Hero Member
    • TechnicBRICKs
« Reply #5 on: 26 June 2018, 18:16:12 pm »
Como não tenho nenhuma bateria de EV3 (nem tenciono; custam um balúrdio e ao fim de uns anos tornam-se pisa-papéis) não sei, mas possivelmente tem indicada a corrente de carregamento junto da respectiva tensão e indicação de corrente contínua. Sabendo a capacidade dela, pode-se estimar o tempo de carregamento (não é exacto porque a corrente vai baixando à medida que a carga se aproxima do máximo).

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #6 on: 26 June 2018, 18:31:15 pm »
Não é assim tão fácil.
Do lado de fora só diz 10V, do lado de dentro tem isto:

Ou seja a bateria em si é de 7.4V/ 2200 mAh mas qual é a corrente que o carregador que vem com a bateria efectivamente puxa quando ligamos 10V ? Eu imagino que seja uns 750 a 800 mA mas é só "feeling".
E voltamos ao tempo de carga... quanto tempo costuma demorar? Se for a 800 mA deve ser umas 3 horas...

Se estiver correcto, o meu circuito demoraria cerca do dobro do tempo.

Vou ter de ir ao EV3 que está no palco do Rockódromo tirar isso a limpo, um dia destes. O problema é que deixei-o com a bateria carregada :(

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #7 on: 27 June 2018, 11:32:04 am »
Acrescento apenas que o "carregador" da LEGO diz 10V / 750 mA

Supondo uma margem de segurança, a corrente de carga nominal deverá ser uns 700 mA,  ligeiramente menos do que eu supus acima.