Author Topic: Ideias técnicas para futuras mesas Cidade  (Read 911 times)

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
Ideias técnicas para futuras mesas Cidade
« on: 14 February 2018, 14:57:13 pm »
Esta cena torna-se viciante, senhor presidente da Câmara [member=20]Ricardo S[/member]  por isso acho que podíamos ter um tópico só para sugestões de como dar mais dinamismo a uma próxima Cidade.

Paineis publicitários, antenas de radar de aeroporto, parques eólicos, portas giratórias e mais um sem número de coisas podem ser feitas facilmente só com um motorzito e uma caixa de engrenagens, não vale a pena entrar em detalhes técnicos até porque já pisaste tu próprio o Lado Negro ;)

Como utilizei alguns elementos do set City People Pack 60134 lembrei-me que era fácil fazer um parque infantil com movimento:

bastava por aquele último brinquedo a rodar.

Um baloiço ou um balanço também não seriam dificeis:

Havendo interesse, era uma questão de combinarmos um hacatão-cidade, por fórum ou mesmo presencial, juntarmos alguns elementos Technic e tentar algumas ideias pré-discutidas.

Além disso a experiência do MILS com o [member=956]AGarcia[/member] meteu-nos já a pensar nalgumas questões para o futuro... não digo que se converta a Cidade para MILS mas há vantagem em definir-se uma forma simples e se possível barata de passar cabos por baixos dos elementos de todos os participantes na Cidade de modo que aqueles que precisassem de energia poderiam tẽ-la à disposição sem terem de andar depois preocupados onde esconder baterias (que se gastam num instante) nem como passar cabos enormes sem dar nas vistas.

Isso permitiria por exemplo ao Pirralho ter fumo a sair na Refinaria dele, a mim ter iluminação no palco dos Xistos&Pedras, a outro qualquer uma fonte com repuxo com água a sério... hajam ideias.

Offline gads

• Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Guilherme Santos
    • Guilherme Santos Website
Re: Ideias técnicas para futuras mesas Cidade
« Reply #1 on: 14 February 2018, 17:25:08 pm »
Eu alinho em hacatões   :jump:
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Offline AGarcia

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #2 on: 14 February 2018, 17:37:28 pm »
Eu também alinho!
 :fixe:

Offline Ricardo S

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #3 on: 14 February 2018, 18:06:26 pm »
Haja tempo e peças que se experimenta :expectation:

MILS na cidade podia ser concentrado em certas zonas chave.

Vi que tendo algum movimento há sempre novidade.

Já a nível de iluminação, tenho dúvidas por causa da própria luz da expo mas o próximo passo é um farol :jump:
Designing and building

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #4 on: 14 February 2018, 19:07:41 pm »
Gosto do farol.
Um farol que rode é tramado por causa dos fios, não podemos estender um fio até ao interior da parte rotativa porque ao fim de umas voltas está todo torcido... a menos que rode num sentido e depois no outro.
Mas há truques para fingir lâmpadas rotativas.

Temos então um primeiro desafio:
- a luz do farol propriamente dita
- como levar a luz até ao farol sem ficarem cabos à vista - uma peninsula facilitava, uma ilha tornava as coisas mais dificeis....

Offline AGarcia

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #5 on: 14 February 2018, 19:17:49 pm »
Gosto do farol.
Um farol que rode é tramado por causa dos fios, não podemos estender um fio até ao interior da parte rotativa porque ao fim de umas voltas está todo torcido... a menos que rode num sentido e depois no outro.

Pode-se sempre meter a luz fixa no meio e depois o "prato" reflector a andar à volta da luz...

Offline Ricardo S

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #6 on: 14 February 2018, 20:18:30 pm »
É isso que o [member=956]AGarcia[/member] diz. A VTS tinha o sistema rotativo na vertical. Bastava uma pála porque lá está, o refletor desaparece com as luzes dos pavilhões digo eu... Penhasco MILS + fortaleza e tens a Ponta de S. Vicente...
 Ondas aqui  ;D
https://m.youtube.com/watch?v=qE6ML86DUD8
Adoro...

Designing and building

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #7 on: 14 February 2018, 20:33:32 pm »
Pronto, mais um que quer água não-real.

Próximo LB não se esqueçam de incluir plates 1x1 trans-blue e round plates 1x1 trans-clear. Umas 500k devem chegar para o DMC e a Cidade.

Em vez da Ponta de S. Vicente preferia o Cabo da Roca... finis terrae. Depois a Serra de Sintra por trás, à escala correcta evidentemente :D

Offline Ricardo S

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #8 on: 14 February 2018, 21:01:13 pm »
Serra? Sintra? Montejunto (Radares :D)
A questão de levar "corrente" até pode ir a outro nível - os postes de alta tensão. Há cabos seguros o suficiente para se conseguir misturar algo real? Ideia para MILS - conduta da PT com água real ;D  :fixe:
Designing and building

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #9 on: 14 February 2018, 21:26:12 pm »
A questão de levar "corrente" até pode ir a outro nível - os postes de alta tensão. Há cabos seguros o suficiente para se conseguir misturar algo real?

Os cabos LEGO são isolados, não há crise. Só que os actuais (Power Functions) só há de 20 e 50 cm, Terias de fazer postes espaçados a menos de 50 cm e disfarçar as ficha no poste. E cada cabo de 50 cm custa quase 5€ :(

O antigo sistema 9V tinha cabos mais longos, até de mais de metro e meio. Mas o isolamento da maior parte deles está-se a desfazer e os que ainda estiverem bons é uma questão de tempo até acontecer o mesmo.

Eu não estou a ver grande alternativa a fazer os nossos próprios cabos. Na MILS tive de fazer o meu à pressa porque a ficha do motor da plataforma rotativa ficou virado para o público e o painel de interruptores de controlo ficou a quase 2 metros e já não tinha mais cabos Power Functions, gastei mais de uma dúzia entre Technic, DMC, MILS e Piratas.

Ideia para MILS - conduta da PT com água real ;D  :fixe:

PT com água? E EDP com gás? :D

Já me tinha passado pela cabeça coisa parecida, um aqueduto aberto em cima para se ver a água a passar. Mas para ser modular é preciso algum cuidado para evitar fugas nas junções.

Uma conduta de água é fácil de fazer, o Technic tem tubos pneumáticos (que usei no Aquário) e basta uma bomba. Se qusieres purista (ou se não quiseres arriscar misturar água com elementos eléctricos LEGO) podemos usar a minha bomba peristáltica (publiquei algures o ano passado) que faz a água circular sem haver contacto da bomba com o líquido.

Offline AVCampos

• Sócio
  • Hero Member
  • *
  • Gatos e robots NÃO combinam bem
    • TechnicBRICKs
« Reply #10 on: 15 February 2018, 00:11:34 am »
Uma conduta de água é fácil de fazer, o Technic tem tubos pneumáticos (que usei no Aquário) e basta uma bomba. Se qusieres purista (ou se não quiseres arriscar misturar água com elementos eléctricos LEGO) podemos usar a minha bomba peristáltica (publiquei algures o ano passado) que faz a água circular sem haver contacto da bomba com o líquido.
Se usares uma bomba pneumática pequena, podes submergi-la sem problemas e usá-la para bombear água em vez de ar, pois não tem peças metálicas que enferrugem. O [member=43]fil_lego[/member] fez isso no moinho dele há uns anos atrás, mas teve de usar cola branca a "forrar" os tanques de água para os tornar estanques.

Offline majofra

• Sócio
  • Full Member
  • *
« Reply #11 on: 15 February 2018, 11:39:56 am »
Boas

Pessoal vocês dão cabo aqui do velho, ainda estou a descansar e a olhar para a pilha de caixas com Lego que tenho para arrumar (6 delas caíram ao chão e imagino como estão) e já estão a perturbar o meu raciocínio... mas como como gosto de desafios e não posso estar parado também alinho nessas maluquices todas, mãos à obra e [member=20]Ricardo S[/member] vamos lá fazer a lista de compras.

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #12 on: 15 February 2018, 11:52:40 am »
Espero que não tenham sido as casas da Costa Nova... já começava a parecer mau olhado.

Offline majofra

• Sócio
  • Full Member
  • *
« Reply #13 on: 15 February 2018, 11:54:49 am »
Espero que não tenham sido as casas da Costa Nova... já começava a parecer mau olhado.

Mas foram  :whistle: :whistle: :whistle:

Offline CyberX

• Sócio
  • Hero Member
  • *
    • Brickshelf
« Reply #14 on: 15 February 2018, 12:08:21 pm »

Mas foram  :whistle: :whistle: :whistle:

Estás a precisar de um exorcismo à boa moda antiga...