Notícias:

Visita as nossas páginas no facebook: PLUG e BRInCKa

[Special FX] Gerador de fumo para dioramas

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
[Special FX] Gerador de fumo para dioramas
« em: 06 Fevereiro 2018, 10:15:10 am »
Já por aqui tinha mostrado o gerador de fumo Faller 180690.

É uma caixinha que ocupa menos de 4x7 studs e 4 a 5 brick de altura, apropriada para modelos de barcos a vapor ou cenários de incêndios. Funciona com tensões entre 9 a 18 Volt mas a 9V praticamente não faz fumo. O consumo de corrente, penso que a 16 Volt, é de 210 mA.

Fiz um adaptador para poder utilizar os 9V LEGO (tanto os antigos como os Power Functions).
Consiste num regulador "boost" que eleva a tensão de entrada, ajustável, e uma ponte rectificadora que assegura que nunca nos enganamos na polaridade das ligações.

O regulador boost é o Pololu #799, é pequeno mas mais que suficiente para os 210 mA.
Regulei-o para 15.9V mas pode ir um pouco mais acima (quanto mais alto mais fumo e menor o tempo de pré-aquecimento, que neste caso é de cerca de 45 segundos... mas também menor o tempo de vida).

O bicharoco cabe muito bem dentro de 2 burps:

@Dcanotilho2012 e @gads vejam se pode ter interesse. Só tenho um, quando voltei à loja o tipo que me vendeu nem sabia do que estava a falar, deve ter sido um stock antigo e nunca mais vão repor, agora só pela Net.

Re: [Special FX] Gerador de fumo para dioramas
« Responder #1 em: 06 Fevereiro 2018, 10:48:13 am »
Adoro a ideia. No topo do vulcão eu coloquei uma plataforma a pensar numa coisita dessas.

Que me dizes a levares, e testa se na quinta a noite?

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #2 em: 06 Fevereiro 2018, 10:57:46 am »
Adoro a ideia. No topo do vulcão eu coloquei uma plataforma a pensar numa coisita dessas.

Que me dizes a levares, e testa se na quinta a noite?

Levar vou com certeza, fique onde ficar.
Agora lembrei-me que sou capaz de nem sequer ter EV3 suficientes para tudo o que queria levar e por isso a Harpa laser passou mesmo para 3º linha.

Só uma coisa @Dcanotilho2012 isto usa óleo, aquece e dispersa bastante mais do que propriamente queima mas tem a desvantagem de o óleo que vai no ar em suspensão depois cair nalgum lado. Não é corrosivo mas é óleo, de vez em quando tem de se passar papel de cozinha e se calhar no final tem de se lavar com água morna e detergente. Se tiveres alguma coisa com autocolantes ou pinturas talvez não queiras de todo ter isto por perto.

Claro que se não tiveres isto em permanência a dimensão do problema é bastante menor. E não me parece que queiras ir de hora a hora reabastecer o depósito do óleo :)

« Responder #3 em: 06 Fevereiro 2018, 11:22:05 am »
Vou levar papel celofane para cobrir a zona interior.

Vamos testar e ver até onde é que isso cai e logo se organiza. Mas sim não vou estar sempre a meter óleo de hora a hora :D