Notícias:

Visita as nossas páginas no facebook: PLUG e BRInCKa

[MILS] [WIP] Plataforma rotativa e sistema de desengate

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
[MILS] [WIP] Plataforma rotativa e sistema de desengate
« em: 20 Janeiro 2018, 20:15:15 pm »
Para Oeiras BRInCKa 2018 estou a reconverter o que tinha em MFL.
Infelizmente não há tempo nem cabeça para MINDSTORMS desta vez por isso vai uma versão menos complexa e por enquanto apenas manual.

O MILS é muito rasteiro, não dá para usar as catacumbas do MFL, por isso não é nada fácil conseguir as mesmas funcionalidades que havia implementado anteriormente quase sem se verem à superficie. Mas já consegui atinar com os mecanismos das bifurcações e com a plataforma rotativa:

não liguem às cores, avancei antes de ter as peças que precisava, entretanto já chegaram mas não estou com paciência para desfazer, prefiro por enqunto continuar a dedicar-me à engenharia nos poucos momentos de sossego que vou arranjando.

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
Re: [MILS] [WIP] Plataforma rotativa e sistema de desengate
« Responder #1 em: 03 Fevereiro 2018, 19:08:01 pm »
A plataforma funciona.... com muito jeitinho.

Desculpem a qualidade do video, foi o que se conseguiu:

A plataforma é demasiado leve, basta um pequeno movimento do comboio e desalinha.
Tive tb de fazer os meus próprios carris, se usasse os LEGO a plataforma ficava demasiado grande e ainda assim tinha de arranjar forma de não baterem na linha fixa (no MFL lembro-me de ter resolvido o problema com carris flexiveis e uma ligeira curva antes de chegar à plataforma de modo a ganhar um pequeno espaço). Estes são demasiado frágeis.

Espero que tenham uma locomotiva pesada em Oeiras, o meu protótipo a vapor não há maneira de conseguir terminá-lo e já estou apertado de tempo.

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #2 em: 03 Fevereiro 2018, 20:02:29 pm »
O controlo das bifurcações também já funciona.

A motorização das bifurcações é baseada no desenho deste Michael.
Pode-se mudar a direção manualmente ou electricamente mas se o fizermos manualmente não nos podemos esquecer de retornar à posição neutra (claro que me esqueci e a meio do video não havia maneira de fazer o comboio mudar de direção).

Daquilo que eu queria converter em MILS para Oeiras (em relação ao que levei a Tomar em MFL) falta-me apenas o sistema de desengate mas cheira-me que já não vai dar.

Esta parte ocupa 7 módulos MILS 32x32 mas posso reduzir para 6 retirando um módulo de dupla via no meio e para 5 ou mesmo 4 retirando o(s) módulo(s) de via simples dos extremos. Talvez venha a ser preciso uma vez que ainda tenho a plataforma rotativa ocupar mais 2x2 módulos 32x32 (ver post anterior).

A menos que alguém tenha curvas MILS ferrovia?
« Última modificação: 03 Fevereiro 2018, 20:07:28 pm por CyberX »

« Responder #3 em: 04 Fevereiro 2018, 02:33:06 am »
Está a ficar espetacular  :expectation: :expectation:

Com algo deste género já não consegues ter espaço para a motorização?
LEGO Military

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #4 em: 04 Fevereiro 2018, 03:12:40 am »
Já me passou uma coisa assim pela ideia (andei dias a ver plataformas LEGO no Google, mas não encontrei nenhuma MILS assim).

Acho que para conseguir a motorização todo o poço da plataforma teria de ser uma engrenagem (género as engreneagens-banana da escavadora rotativa Technic ou a engrenagem do antigo Hailfire Droid).

Dá para por uma bateria Power Functions sobre a plataforma, fazer um género de cabine de controlo com o motor e a bateria, assim já não há o problema dos cabos enrolarem. Só que de vez em quando é preciso trocar a bateria...

Miniaturizar com LEGO é tramado... o MILS não foi pensado para motorizações escondidas.

Offline AGarcia

• 3856
« Responder #5 em: 04 Fevereiro 2018, 03:20:46 am »
Estou a gostar bastante dos desenvolvimentos!

A menos que alguém tenha curvas MILS ferrovia?

Não vou fazer curvas, já não tenho tempo, a menos que fiquem sem qualquer detalhe...

:plug: :brincka:  :plug: :brincka:  :plug:

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #6 em: 04 Fevereiro 2018, 11:01:52 am »
Não vou fazer curvas, já não tenho tempo, a menos que fiquem sem qualquer detalhe...

Tens ideia de ligar a minha ferrovia a outra (tua?) ou fica um ramal independente?

Não mostrei nos videos mas tenho mais 7 módulos feitos, em verde liso (vazios) para alinhar por baixo dos módulos da linhha até chegar à plataforma.
Ou seja tenho 18 módulos 32x22:
- 2x2 da plataforma
- 1x7 da via férrea
- 1x7 limpos

Ainda vou fazer meia dúzia de desníveis da treta em verde para quebrar a monotonia e tenho arbustos e pinheiros verdes de um LB para espalhar. Os pinheiros estou hesitante, estragam a escala, mas não tenho àrvores como as do Conchas que se usaram na MPL e no DMC.

Ainda tenho material para fazer mais rectas de linhas ou mais módulos-base MILS. O que já não tenho são tiles 1x1 negros, foi à conta.

« Responder #7 em: 04 Fevereiro 2018, 14:56:58 pm »
Já me passou uma coisa assim pela ideia (andei dias a ver plataformas LEGO no Google, mas não encontrei nenhuma MILS assim).

Acho que para conseguir a motorização todo o poço da plataforma teria de ser uma engrenagem (género as engreneagens-banana da escavadora rotativa Technic ou a engrenagem do antigo Hailfire Droid).

Dá para por uma bateria Power Functions sobre a plataforma, fazer um género de cabine de controlo com o motor e a bateria, assim já não há o problema dos cabos enrolarem. Só que de vez em quando é preciso trocar a bateria...

E se colocares só o essencial por baixo da plataforma para ela rodar? A restante motorização colocavas toda num módulo ao lado (que tenha relevo, género montanha, para teres mais espaço).

Quanto a curvas, eu fazia, mas o meu stock de plates verdes foi à vida xD
LEGO Military

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #8 em: 04 Fevereiro 2018, 16:50:57 pm »
Já pus só o essencial debaixo da plataforma, uma caixa de engrenagens deitada, menos de 2 bricks de altura, e faço chegar o movimento do "parafuso" com um veio longo vindo de outro módulo MILS, com umas 4 juntas universais de cardin (acho que é assim que se chamam), ficou muita fixe (nunca tinha usado isto das juntas universais para veios de transmissão, só conhecia da teoria).

Se conseguisse um sistem de engrenagens 1 plate mais baixo (um plate!!! parece ridiculo regatear um plate mas em 8 plates são 12.5% de altura!!!) acho que já me safava. Ando a ver com a prata da casa, já é tarde para ir às compras.

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #9 em: 04 Fevereiro 2018, 17:00:59 pm »
Isto:

os miúdos acham piada ver os eixos a rodar, parecem minhocas a contorcer-se.

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #10 em: 04 Fevereiro 2018, 21:12:30 pm »
Versão final da plataforma, o tempo não dá para mais maluquices:

Alterações:
- uma colina a tapar o motor do módulo ao lado, com uma tampa para mostrar aos potenciais interessados.
- uma plataforma mais larga e mais pesada, ainda com os carris inventados mas um pouco mais firmes
- um muro à volta para fingir o poço da plataforma

Com algum jeitinho e paciência consegue-se alinhar a plataforma para fazer passar o pseudo-comboio, o Tiago conseguiu à primeira por isso não pode estar assim tão mal.

Não é bem o que eu gostaria de levar mas foi o que se conseguiu, talvez na próxima BRInCKa isto já vá com Power Functions 2.0 ;)

« Responder #11 em: 04 Fevereiro 2018, 21:20:05 pm »
Colocas vegetação e ninguém repara nas falhas.

Vais no bom caminho, gosto da ideia do PF 2.0

Offline AGarcia

• 3856
« Responder #12 em: 05 Fevereiro 2018, 08:38:17 am »
Excelente Jorge!
 :clapping: :clapping: :clapping:

Que medidas tem?

:plug: :brincka:  :plug: :brincka:  :plug:

Online CyberX

• *
  • 2854
    • Brickshelf
« Responder #13 em: 05 Fevereiro 2018, 08:44:59 am »
Excelente Jorge!
 :clapping: :clapping: :clapping:

Que medidas tem?

Obrigado.

A plataforma em si são 2x2 módulos.
A via são 7 módulos.
para alinhar a via com a plataforma tenho mais 7 módulos vazios.
Total: 2x9 módulos,  51,2 x 230.4 cm2

Se necessário posso encurtar tirando 1 via dupla entre as bifurcações e/ou 1 ou 2 vias simples para fora da bifurcações.

Tenho algumas micro-colinas verdes para tentar quebrar a monotonia, ponho em Oeiras.
Levo também arbustos (bush) e pinheiros e as BURPs todas que costumo levar para o DMC, costumam sobrar.