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Questão técnica motores PF

Questão técnica motores PF
« em: 12 Janeiro 2018, 00:21:07 am »
Olá pessoal

Está um motor concebido para trabalhar "todo o dia" na vertical?
Quanto % é que não aconselham?  ;D
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Offline CyberX

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Re: Questão técnica motores PF
« Responder #1 em: 12 Janeiro 2018, 00:26:56 am »
Olá pessoal

Está um motor concebido para trabalhar "todo o dia" na vertical?
Quanto % é que não aconselham?  ;D

Mais detalhes ajudam :)

Um motor o dia todo, sem "carga" [só o motor, sem nada a fazer força no eixo] sim. Mas isso não serve para nada.
Que motor?
Um motor em bom estado, a "40~50%", com uma carga moderada, pode estar o dia inteiro a rodar, descansar à noite e continuar a trabalhar nos dias seguintes, eventos inteiros. O meu Moínho de Mira Sintra tem-no feito, sempre o mesmo micro-motor (que já veio usado do BL) pelo menos 3 eventos todos os dias.   

Re: Questão técnica motores PF
« Responder #2 em: 12 Janeiro 2018, 00:34:03 am »
Sabes como é, eu digo só uma coisita e espero que adivinhem tudo ::)  :D
Um motor S, 2ª mão de BL.

Lembras-te da tua sugestão do painel rotativo?
Já fiz a desmultiplicação de velocidade à semelhança das eólicas, só que as gears para transmitir verticalmente são escassas e pensei porque não colocá-lo directamente na vertical?

Está numa plate 6x16 para teste e tem pelo menos 13 studs de gears/axles "à frente"

Seria o evento todo por acaso
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Offline CyberX

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Re: Questão técnica motores PF
« Responder #3 em: 12 Janeiro 2018, 00:51:06 am »
O motor Power Functions M (é o mais pequeno actualmente em produção, nunca fizeram um S) ?

Na vertical, com qualquer coisa por cima que pões a rodar estilo carrossel?
Se não for muito pesado, não tem problema nenhum, até é preferível a ter o motor na horizontal a rodar uma hélice pesada - é que assim o peso está todo distribuido por igual e não tende a torcer nenhum eixo.
 
Mas se está directamente no eixo, sem nenhuma engrenagem a reduzir a velocidade, provavelmente vais querer mesmo alimentar isso a uns 30% para não parecer mesmo um carrossel.

Re: Questão técnica motores PF
« Responder #4 em: 12 Janeiro 2018, 01:06:38 am »
Até é coisa mais simples, nem se torna pesada - um painel publicitário ou logotipo no topo de prédio.
Sim deve ser o motor M eu é que lhe chamo S

Algum dia espero ver um motor aberto para estudar consequências ;) ;D
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Offline AVCampos

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Re: Questão técnica motores PF
« Responder #5 em: 12 Janeiro 2018, 17:50:57 pm »
Sendo uma coisa leve e para rodar devagar, eu aplicaria uma redução ligeira (engrenagem pequena do lado do motor, ligada a uma maior), e pôr o motor a trabalhar a uma potência baixa. A redução é para aumentar a força do motor e não o esforçar (com o bónus de baixar a velocidade), e a potência baixa é para não desgastar tanto o motor.

Desde que esteja tudo bem preso (mas as partes móveis folgadas para não fazerem atrito desnecessário), nesta redução podes usar engrenagens "bevel" para mudar a direcção do movimento.